O tenista espanhol Nicolás Sánchez Izquierdo relatou ter recebido ameaças de apostadores durante o Challenger 125 de Rosário, na Argentina. Seguindo o protocolo do Programa Anticorrupção da Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA), o jogador apresentou uma queixa e o torneio imediatamente acionou as medidas de segurança.
O incidente aconteceu nesta quarta-feira. Antes da partidaa contra o argentino Valerio Aboián, pelas oitavas de final do torneio, Izquierdo recebeu mensagens ameaçadoras de supostos apostadores, com avisos de represálias contra ele e sua família caso ele não perdesse o jogo.
A partida foi adiada por uma hora e quarenta minutos sem explicação oficial. Quando finalmente teve início, foi disputada com portões fechados, sem espectadores, com presença policial, controle de acesso e uma atmosfera de alta tensão. Enquanto isso, outras partidas do torneio transcorriam normalmente, com as arquibancadas abertas.
Na quadra, Sánchez Izquierdo demonstrou visível angústia, com gestos de sofrimento e erros incomuns. Após 1 hora e 46 minutos, Aboián venceu por 7-5, 6-4, avançando para as quartas de final do torneio.
Após a partida, o espanhol deixou o local sob escolta policial e, posteriormente, decidiu não comparecer à partida de duplas que disputaria no mesmo dia. Os organizadores enfatizaram que agiram imediatamente para garantir a segurança dos jogadores, e o caso agora está nas mãos da polícia e do Ministério Público Argentino.
Horas depois, Sánchez Izquierdo quebrou o silêncio com uma mensagem nas redes sociais: pediu que as pessoas parassem de contatá-lo, confirmou seu retorno à Espanha e afirmou que, a partir de agora, denunciará quaisquer ameaças ou desrespeitos dirigidos a ele ou à sua família. Ele também agradeceu ao seu treinador pelo apoio e ao torneio pelas medidas de segurança implementadas.