Em uma exibição brilhante e em uma virada, Thiago Monteiro venceu Zizou Bergs por 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 7-6 (7-5) e 7-5, em 2h44min de partida, e garantiu a vitória do Brasil sobre a Bélgica no confronto válido pela fase de grupos da Copa Davis.
O Brasil já tinha vencido o primeiro confronto do dia, com João Fonseca vencendo Raphael Collignon. Ainda neste sábado, Rafa Matos e Felipe Meligeni Alves enfrentam Sander Gille e Joran Vieglen no jogo de duplas em busca de melhorar a posição brasileira na luta pela classificação.
No primeiro set do confronto deste sábado, Thiago Monteiro foi quebrado por Zizou Bergs logo no primeiro game. O belga, que tinha ganhos os jogos nos confrontos contra Holanda e Itália, manteve a vantagem e fechou o primeiro set em 6-4.
O segundo set seguiu equilibrado. No novo game, Thiago Monteiro chegou a salvar dois break points. Sem quebras, a partida foi para o tie-break e o brasileiro foi melhor, vencendo por 7-5.
O terceiro set começou sem quebras, mas com Zizou Bergs sempre comandando o placar. No entanto, com o empate em 5 a 5 no placar, Thiago Monteiro conseguiu uma quebra e fechou o jogo confirmando o serviço no game seguinte.
Foi a primeira vitória de Thiago Monteiro na fase de grupos da Copa Davis. Ele havia sido derrotado por Matteo Arnaldi na primeira rodada e por Tallon Griekspoor na segunda.
Leia também: