Thiago Monteiro parou na estreia no torneio de Roland Garros, o segundo Grand Slam da temporada. Neste domingo, o brasileiro perdeu por 3 sets a 2 para o tcheco Vit Kopriva, número 85 do ranking da ATP, com parciais de 6-4, 6-3, 4-6, 6-7 (6-8) e 6-1, em uma batalha de quatro horas e 16 minutos.
Foi a sexta derrota seguida de Thiago Monteiro, que não atravessa um bom momento na temporada e já caiu para a 131ª posição no ranking da ATP. Ele foi derrotado na segunda rodada do quali do Masters 1000 de Madrid e depois caiu nas estreias no Challenger de Mauthausen, no quali do Masters 1000 de Roma, no Challenger de Oeiras e no quali do ATP 250 de Genebra.
Nos dois primeiros sets do jogo deste domingo, apesar do equilíbrio no placar, o brasileiro não conseguiu dar trabalho ao tcheco nas devoluções. Kopriva conseguiu uma quebra logo no terceiro game do primeiro set e manteve a vantagem para fechar em 6-4. No segundo, o tcheco conseguiu quebras no quinto e no nono games para fechar em 6-3.
Thiago Monteiro conseguiu entrar mais no serviço do adversário a partir do terceiro set. Com uma quebra no no game, ele abriu vantagem, confirmou no game seguinte e fechou a parcial em 6-4.
O quarto set teve momentos de drama. Thiago chegou a salvar um match point com o tcheco sacando em 5 a 4, levou a parcial para o tie-break, salvou mais dois match points e fechou em 8 a 6, levando a decisão para o quinto set.
No entanto, Kopriva recuperou o ritmo dos dois primeiros sets, conseguiu quebras logo no incío e manteve a vantagem para fechar o jogo em 6 a 1.
Leia também: