Vacherot vence primo e fecha semana dos sonhos com título do Masters de Xangai

Vacherot vence primo e fecha semana dos sonhos com título do Masters de Xangai
Valentin Vacherot conquistou o título do Masters 1000 de Xangai (Crédito: @atptour)

Valentin Vacherot fechou a semana dos sonhos com o título do Masters 1000 de Xangai, na China. Na manhã desta domingo, o monegasco venceu o primo Arthur Rinderknech por 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-3 e 6-3, em duas horas e 14 minutos, na decisão do penúltimo Masters 1000 da temporada.

Foi o primeiro título da carreira de Valentin Vacherot, que se tornou o primeiro monegasco a conquistar um título de Masters 1000 e o campeão com a classificação mais baixa da história da série, iniciada em 1990. O tenista entou no quali do torneio na posição 204 do ranking da ATP.

“É só choro. É surreal o que aconteceu. Não tenho ideia do que está acontecendo agora. Não estou sonhando. É simplesmente uma loucura. Estou muito feliz com meu desempenho nas últimas duas semanas. Quero agradecer a todos que contribuíram para minha carreira desde o início. É muito difícil ter que ter um perdedor hoje. Acho que só há dois vencedores hoje. Uma família que venceu. Para o tênis, a história é simplesmente surreal. Gostaria que houvesse dois vencedores. Infelizmente, só há um. Quanto a mim, estou muito feliz por ter sido eu”, afirmou.

Arthur Rinderknech chegou a Xangai com a melhor colocação da carreira, a 42ª, mas nunca havia passado da terceira rodada em um evento Masters 1000. A ascensão de Vacherot, no entanto, provou ser ainda mais improvável. O número 204 do mundo entrou no torneio com apenas uma vitória em Masters 1000, conquistada no início deste ano em Monte Carlo.

Após passar pelo quali, o jogador de 26 anos conquistou vitórias sobre Laslo Djere, Alexander Bublik, Tomas Machac e Tallon Griekspoor, tornando-se o primeiro jogador representando Mônaco a chegar às quartas de final de um Masters 1000. Em seguida, ele surpreendeu Holger Rune e o tetracampeão de Xangai, Novak Djokovic, chegando à disputa pelo título.

Vacherot é apenas o terceiro jogador do quali a conquistar um título de Masters 1000, juntando-se a Roberto Carretero (Hamburgo 1996) e Albert Portas (Hamburgo 2001). O monegasco é o oitavo campeão do Tour pela primeira vez nesta temporada e apenas o quinto homem na história a conquistar o primeiro título no circuito em um Masters 1000, depois de Jakub Mensik, que conquistou o feito no início deste ano em Miami.

Vacherot deixa Xangai subindo 164 posições para a 40ª posição no ranking PIF ATP Live, e deve entrar no Top 100 e no Top 50 pela primeira vez na segunda-feira. Ele também leva US$ 1.124.380 em prêmios em dinheiro, tendo conquistado US$ 594.077 em toda a sua carreira antes desta quinzena.

Tags: Arthur RinderknechMasters 1000 de XangaiValentin Vacherot

Compartilhe: