O conto de fadas da adolescente canadense Victoria Mboko no WTA 1000 de Montreal ganhou mais um capítulo na noite desta segunda-feira. A tenista, de apenas 18 anos, derrotou a espanhola Jessica Bouzas Maneiro por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-2, em uma hora e 17 minutos, e avançou às semifinais do torneio.
Mboko, que estava fora do Top 300 no mesmo período do ano passado, deve entrar para o Top 50 do mundo após a campanha desta semana. Desde 1970, Mboko é apenas a segunda tenista local a chegar às semifinais do Aberto do Canadá, depois de Bianca Andreescu em 2019. Ela também se torna a tenista canadense mais jovem da Era Aberta a chegar às semifinais do evento.
A adversária de Victoria Mboko nas semifinais será a cazaque Elena Rybakina, que vencia Marta Kostyuk por 6-1 e 2-1 quando a ucraniana desistiu da partida devido a uma lesão no pulso
Rybakina está na 10ª semifinals de WTA 1000 e na quinta participação em semifinais na temporada — a terceira com mais presenças no circuito, atrás da número 1 do mundo, Aryna Sabalenka (nove) e da número 2, Iga Swiatek (sete).
A semifinal entre Mboko e Rybakina será o segundo encontro entre elas em poucas semanas, após Rybakina ter derrotado a canadense por 6-3 e 7-5 no WTA de Washington, na semana passada.
“Ela é uma adversária difícil. Ela tem golpes muito bons, joga rápido e tem um saque muito bom. Acho que em Washington também foi um pouco difícil para nós duas, já que era uma partida noturna e as condições eram, tipo, muito diferentes. Agora estamos jogando aqui, e é mais consistente, eu diria.” Então ela é definitivamente perigosa. Ela não tem nada a perder, e tenho certeza de que está se divertindo. Sim, vai ser difícil. Espero poder dar o meu melhor”, afirmou Rybakina.