Conheça o projeto que formou Nauhany Silva e outras promessas do tênis brasileiro

Nauhany Silva é um dos talentos da Rede Tênis (Crédito: Rafael Pignataro)

No último domingo, Nauhany Silva conquistou o título do ITF W15 de São João da Boa Vista e se tornou a tenista brasileira mais jovem a vencer um torneio profissional desde Bia Haddad, em 2011. Por trás da vitória de Naná está um dos maiores projetos de formação e de massificação do tênis no país, a Rede Tênis.

A Rede Tênis é uma organização sem fins lucrativos dedicada a transformar a vida de crianças e jovens por meio do tênis e apoiar atletas juvenis no crescimento rumo ao profissional. Ela é mantida através de patrocínios diretos e projetos incentivados e já apresentou o tênis para mais de 120 mil crianças e jovens em todo o país.

O Centro de Treinamento da equipe em São Paulo tem 5 quadras de saibro, 1 quadra rápida e área para eventos.  Além de Nauhany Silva, o local é a base de outras grandes promessas do tênis brasileiro, como Pietra Rivoli no feminino e Livas Damazio e Pedro Chabalgoity no masculino. Guto Miguel faz parte da equipe, mas treina em Brasília.

“A gente tem uma equipe multidisciplinar com oito treinadores, três preparadores físicos, psicólogo, médico, etc. A gente tenta cobrir bem todas as necessidades dos atletas”, diz Léo Azevedo, diretor técnico da equipe.

A equipe de rendimento da Rede Tênis conta hoje com nove atletas. Eles entram normalmente com 13 e 14 anos após serem “descobertos” em torneios por todo o país. Naná foi um exceção. Indicada por um amigo, ela entrou mais nova, já está há três anos no projeto e destaca a evolução que teve com a parceria.

“Comecei jogando tênis com meu pai, que é professor, aos dois anos. Fui para a Rede Tênis porque meu pai percebeu que só ele não estava dando conta e que a gente precisava de uma equipe. Lá comecei a ter preparador físico, nutricionista, fazer as coisas mais profissionais. Antes era só meu pai. A Rede Tênis foi muito importante nessa virada de chave. Agora eu tenho uma equipe toda, psicóloga, outros benefícios. Eu treino com os atletas da Rede Tênis, estou conseguindo viajar muito mais do que antes. Virou uma equipe mesmo. Antes a equipe era eu e meu pai. Nesses três anos eu evolui muito como atleta e como pessoa”, afirmou Nauhany.

Além do Centro de Treinamento em São Paulo, a Rede Tênis leva núcleos de iniciação esportiva para diversos locais do país. Em um deles, em Natal, a equipe descobriu Victoria Barros, outra grande promessa do tênis brasileiro, que hoje treina com o badalado técnico Patrick Mouratoglou na França.

A tenista Bia Haddad Maia é uma espécie de embaixadora do projeto.

Leia também:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *