Foram definidos nesta sexta-feira os semifinalistas da chave de simples do Challenger 100 de Campinas, que acontece nas quadras de saibro da Sociedade Hípica da cidade. As semifinais, que acontecem neste sábado, contarão com dois argentinos, um americano e um equatoriano.
Um dos confrontos será entre JuanPablo Ficovich (ARG) e Guillen Meza (EQU). Meza, que entrou no torneio como alternate, surpreendeu ao garantir vaga nas semifinais ao vencer o campeão de 2019, Juan Pablo Varillas (PER), por 2 sets a 1, com parciais 6-3, 4-6 e 6-4.
Na temporada passada, Meza foi o primeiro equatoriano de 20 anos de idade a conquistar um Challenger desde 2003, e agora tem a chance de ser o primeiro alternate a chegar à final em Campinas.
Ficovich, filho de brasileira, busca apoio da torcida local
Juan Pablo Ficovich, argentino de 27 anos, garantiu vaga na semifinal ao vencer seu compatriota Roman Burruchaga por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 1-6, 6-2 e 6-4.
“Hoje o nível do tênis é muito equilibrado, e desde a primeira rodada todos têm chances de vencer. Por isso, é muito importante estar bem mentalmente. Quem conseguir se manter forte, saber sofrer e se recuperar dentro dos jogos vai vencer mais partidas, e é isso que tento fazer ao longo da temporada. Felizmente, há algumas semanas cheguei ao 230º lugar no ranking e agora quero continuar vencendo para terminar o ano abaixo do 190º, 180º. Tenho quatro ou cinco torneios pela frente, e o mais importante é seguir vencendo”, comentou Ficovich, que é filho de uma brasileira natural da Paraíba.
“Me sinto meio brasileiro, meio argentino. Meu pai é argentino, e eu nunca morei aqui, mas tenho mais família no Brasil do que em Buenos Aires. Desde criança, passava as férias de Natal e Ano Novo em João Pessoa, que eu adoro. As praias são lindas”, afirmou o tenista.
A segunda semifinal terá Tristan Boyer e Camilo Ugo Carabelli. O americano venceu a revelação boliviana Juan Padro Angel por 2 sets a 1, com parciais de 6-4, 0-6 e 6-3, em duas horas e 20 minutos de partida.
Campeão do Challenger de Villa Maria na semana passada, o argentino Carabelli manteve a boa fase e atropelou o chileno Tomas Barrios Vera por 2 sets a 0, parciais de 6-1 e 6-0, em apenas uma hora e 15 minutos de partida.
As duas semifinais acontecem neste sábado. No primeiro jogo, às 11 horas, Meza e Ficovich se enfrentam. Tristan Boyer e Camilo Ugo Carabelli duelam na sequência.
Leia também: