Bia Haddad pode fazer história no Australian Open na madrugada deste sábado. A tenista entra em quadra por volta da meia-noite e meia para enfrentar a russa Veronika Kudermetova pela terceira rodada do torneio. Se avançar, ela será a primeira tenista brasileira a chegar às oitavas de final de simples, seja no masculino ou feminino, no Aberto da Austrália na Era Aberta do tênis, iniciada em 1968
Até hoje, as melhores participações de tenistas brasileiras em simples no Australian Open na Era Aberta foram a terceira rodada da própria Bia (neste ano e no ano pssado) e de Gustavo Kuerten, derrotado pelo tailândes Paradorn Srichaphane em 2024, e Jaime Oncins, eliminado pelo americano Jim Courier em 1991.
Antes de 1968, Maria Esther Bueno conquistou um vice-campeonato em 1965 e chegou nas quartas de final em 1960. Nesse período, os tenistas profissionais eram proibidos de disputarem os torneios A liberação aconteceu em 1968.
Entre os Grand Slams, o Australian Open é o de pior resultado de tenistas brasileiros em simples. Até o torneio deste ano, o Brasil tinha apenas 22 vitórias em simples. Com o triunfo de João Fonseca sobre Andrey Rublev e as vitórias de Bia Haddad sobre Julia Riera e Erika Andreeva, agora são 25 vitórias brasileiras em Melbourne.
Bia Haddad e Veronika Kudermetova já se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada tenista. A brasileiro venceu os últimos dois jogos, no final do ano passado. A partida terá transmissão pela Espn e Disney +.
Leia também: