O Brasil foi superado pela França por 4 a 0 na primeira rodada dos Qualifiers da Copa Davis, neste final de semana, em Orléans. Após a equipe brasileira sair perdendo no primeiro dia do confronto, os duplistas Rafael Matos (número 38 do mundo) e Marcelo Melo (#39) sofreram a virada, neste domingo (2), para Pierre-Hugues Herbert (#277) e Benjamin Bonzi (#287), por 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-3 e 6-4. Com o confronto definido, Matheus Pucinelli (#302) e Giovanni Perricard (#30) jogaram para cumprir tabela, com vitória do francês por duplo 6/4.
Com o resultado do confronto, os brasileiros jogam agora no Grupo Mundial I, disputado em setembro, com adversário a ser definido em sorteio. Já os franceses avançam para a segunda rodada dos Qualifiers e enfrentam a Croácia.
Iniciando o segundo dia de jogos, Rafael Matos e Marcelo Melo demonstraram superioridade no primeiro set e abriram vantagem no duelo. Os franceses conseguiram equilibrar o jogo no segundo set, e com o apoio da torcida empataram e viraram o placar no set seguinte, anotando 4/6 6/3 6/4 para definir o confronto.
Após a partida, Matos elogiou a atitude dos adversários e considerou que o duelo foi vencido nos detalhes. “Foi uma partida de alto nível e o resultado foi decidido por pouco. Eles acabaram jogando melhor nos momentos importantes e foi o que fez a diferença”, disse.
Para fechar o duelo contra os franceses, Matheus Pucinelli enfrentou Giovanni Perricard, que teve o saque como sua melhor arma. Com golpes que passavam dos 200 km/h, o tenista da casa fechou o confronto com o placar de 6/4 6/4.
Mesmo com o revés no confronto, o capitão do Brasil, Jaime Oncins, fez questão de elogiar a atitude dos brasileiros em quadra.
“É claro que não foi o resultado que esperávamos, mas enfrentamos uma das equipes mais fortes do mundo hoje, em uma superfície escolhida por eles. Saímos daqui de cabeça erguida, pois foi o confronto que esperávamos em termos de dificuldade. Cada um deu o seu melhor, e o que posso dizer sobre essa equipe é que todos lutaram até o fim, mas os franceses foram melhores e mereceram a vitória”, comentou.
O treinador ainda falou dos próximos passos para a equipe e deseja apenas que o próximo confronto seja em território brasileiro.
“Ainda é muito cedo para falarmos sobre a próxima fase, precisamos aguardar o sorteio, mas o que eu realmente espero é poder jogar em casa. Se não me engano, esse foi o quinto confronto fora de casa, e jogar a Copa Davis fora é sempre um desafio. Portanto, minha única torcida é que possamos disputar o próximo confronto em casa”, completou.
Confira os resultados:
França 4 x 0 Time Brasil BRB
Ugo Humbert (FRA) d. João Fonseca (BRA) – 7-5 e 6-3
Arthur Fils (FRA) d. Thiago Wild (BRA) – 6-1 e 6-4
Benjamin Bonzi/Pierre Herbert (FRA) d. Rafael Matos/Marcelo Melo (BRA) – 4-6, 6-3 e 6-4
Giovanni Mpetshi Perricard (FRA) d. Matheus Pucinelli (BRA) – 6-4 e 6-4
Leia também: