Brasileiros têm confrontos definidos no Tênis em Cadeira de rodas dos Jogos Paralímpicos de Paris

Brasileiros têm confrontos definidos no Tênis em Cadeira de rodas dos Jogos Paralímpicos de Paris
Daniel Rodrigues vai disputar os Jogos Paralímpicos de Paris – Foto: Alessandra Cabral/CPB

Falta pouco para o início da disputa do Tênis em Cadeira de Rodas dos Jogos Paralímpicos 2024. Nesta terça-feira (27), os brasileiros Daniel Rodrigues, Gustavo Carneiro, Leandro Pena e Ymanitu Silva conheceram seus adversários na competição, após realização do sorteio das chaves das categorias Masculino Open e Quad. A cerimônia de abertura do maior evento paradesportivo do mundo acontece nesta quarta-feira (28), em Paris, enquanto a competição da modalidade tem início nesta sexta-feira (30), nas quadras de Roland Garros.

No Masculino Open, Daniel Rodrigues, número 19 do ranking ITF, começa a jornada na competição paralímpica diante do australiano Ben Weekes (#40) e vem com bom retrospecto. O mineiro venceu oito dos nove confrontos contra o adversário. Já Gustavo Carneiro (#36) duela com o sul-africano Alwande Sikhosana (#20) e venceu a única partida entre os dois. Nas duplas, Rodrigues e Carneiro enfrentam os australianos Weekes e Anderson Parker (#36).

Na categoria Quad, Leandro Pena (#13) busca uma vaga nas quartas de final contra o sul-africano Donald Ramphadi (#6) e tem uma vitória diante do adversário. Do outro lado da chave, Ymanitu Silva terá (#11) pela frente o canadense Robert Shaw (#8) e possui duas vitórias, contra 11 do rival. Nas duplas, Pena e Silva jogam contra os turcos Ugur Altinel (#18) e Ahmet Kaplan (#16).

Confira os confrontos:

Masculino Open

Gustavo Carneiro (BRA) x Alwande Sikhosana (RSA)

Daniel Rodrigues (BRA) x Ben Weekes (AUS)

Daniel Rodrigues (BRA)/Gustavo Carneiro x Ben Weekes (AUS)/Anderson Parker (AUS)

Quad

Leandro Pena (BRA) x Donald Ramphadi (RSA)

Ymanitu Silva (BRA) x Robert Shaw (CAN)

Ymanitu Silva (BRA)/Leandro Pena (BRA) x Ugur Altinel (TUR)/Ahmet Kaplan (TUR)

Conheça os atletas

Masculino Open

Daniel Rodrigues

O mineiro Daniel Rodrigues, de 37 anos, nasceu com má-formação na perna direita (20 centímetros menor do que a esquerda). Em 2013, decidiu amputar a perna e usar prótese. Atualmente é o número 19 do Ranking ITF e possui 77 títulos entre simples e duplas. Esta será a sua quarta participação nos Jogos, já que esteve presente em Londres (2012), Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2021).

Gustavo Carneiro

Gustavo Carneiro, de 51 anos, sempre gostou de jogar tênis. Após a descoberta de um lipossarcoma em 2013, teve que amputar a perna acima do joelho. Na 37ª posição do ranking ITF, o mineiro tem 17 títulos na carreira e vai para a sua segunda edição dos Jogos, após marcar presença em Tóquio (2021).

Quad

Leandro Pena

O mineiro nasceu sem as duas pernas. Dentro das quadras, o tenista de 34 anos é o atual 13° do ranking ITF e tem 31 títulos no currículo, entre simples e duplas, além de possuir uma medalha de prata e uma de bronze nos Jogos Parapan-Americanos. Esta será a primeira vez de Pena nos Jogos Paralímpicos.

Ymanitu Silva

O catarinense de 41 anos sofreu um acidente de carro em 2007 e ficou tetraplégico. Durante a reabilitação, conheceu o tênis em cadeira de rodas e se encantou. Jogando como profissional, Many tem uma extensa lista de conquistas. São 56 títulos na carreira e é o primeiro brasileiro a disputar todos os Grand Slams no TCR, alcançando os vice-campeonatos de duplas em Roland Garros (2019) e no Australian Open (2023). Esta será a sua terceira participação nos Jogos, após disputar no Rio de Janeiro (2016) e em Tóquio (2021).

Tags: Jogos Paralímpicos

Compartilhe: