Brasileiros têm confrontos definidos no Tênis em Cadeira de rodas dos Jogos Paralímpicos de Paris

Daniel Rodrigues vai disputar os Jogos Paralímpicos de Paris – Foto: Alessandra Cabral/CPB

Falta pouco para o início da disputa do Tênis em Cadeira de Rodas dos Jogos Paralímpicos 2024. Nesta terça-feira (27), os brasileiros Daniel Rodrigues, Gustavo Carneiro, Leandro Pena e Ymanitu Silva conheceram seus adversários na competição, após realização do sorteio das chaves das categorias Masculino Open e Quad. A cerimônia de abertura do maior evento paradesportivo do mundo acontece nesta quarta-feira (28), em Paris, enquanto a competição da modalidade tem início nesta sexta-feira (30), nas quadras de Roland Garros.

No Masculino Open, Daniel Rodrigues, número 19 do ranking ITF, começa a jornada na competição paralímpica diante do australiano Ben Weekes (#40) e vem com bom retrospecto. O mineiro venceu oito dos nove confrontos contra o adversário. Já Gustavo Carneiro (#36) duela com o sul-africano Alwande Sikhosana (#20) e venceu a única partida entre os dois. Nas duplas, Rodrigues e Carneiro enfrentam os australianos Weekes e Anderson Parker (#36).

Na categoria Quad, Leandro Pena (#13) busca uma vaga nas quartas de final contra o sul-africano Donald Ramphadi (#6) e tem uma vitória diante do adversário. Do outro lado da chave, Ymanitu Silva terá (#11) pela frente o canadense Robert Shaw (#8) e possui duas vitórias, contra 11 do rival. Nas duplas, Pena e Silva jogam contra os turcos Ugur Altinel (#18) e Ahmet Kaplan (#16).

Confira os confrontos:

Masculino Open

Gustavo Carneiro (BRA) x Alwande Sikhosana (RSA)

Daniel Rodrigues (BRA) x Ben Weekes (AUS)

Daniel Rodrigues (BRA)/Gustavo Carneiro x Ben Weekes (AUS)/Anderson Parker (AUS)

Quad

Leandro Pena (BRA) x Donald Ramphadi (RSA)

Ymanitu Silva (BRA) x Robert Shaw (CAN)

Ymanitu Silva (BRA)/Leandro Pena (BRA) x Ugur Altinel (TUR)/Ahmet Kaplan (TUR)

Conheça os atletas

Masculino Open

Daniel Rodrigues

O mineiro Daniel Rodrigues, de 37 anos, nasceu com má-formação na perna direita (20 centímetros menor do que a esquerda). Em 2013, decidiu amputar a perna e usar prótese. Atualmente é o número 19 do Ranking ITF e possui 77 títulos entre simples e duplas. Esta será a sua quarta participação nos Jogos, já que esteve presente em Londres (2012), Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2021).

Gustavo Carneiro

Gustavo Carneiro, de 51 anos, sempre gostou de jogar tênis. Após a descoberta de um lipossarcoma em 2013, teve que amputar a perna acima do joelho. Na 37ª posição do ranking ITF, o mineiro tem 17 títulos na carreira e vai para a sua segunda edição dos Jogos, após marcar presença em Tóquio (2021).

Quad

Leandro Pena

O mineiro nasceu sem as duas pernas. Dentro das quadras, o tenista de 34 anos é o atual 13° do ranking ITF e tem 31 títulos no currículo, entre simples e duplas, além de possuir uma medalha de prata e uma de bronze nos Jogos Parapan-Americanos. Esta será a primeira vez de Pena nos Jogos Paralímpicos.

Ymanitu Silva

O catarinense de 41 anos sofreu um acidente de carro em 2007 e ficou tetraplégico. Durante a reabilitação, conheceu o tênis em cadeira de rodas e se encantou. Jogando como profissional, Many tem uma extensa lista de conquistas. São 56 títulos na carreira e é o primeiro brasileiro a disputar todos os Grand Slams no TCR, alcançando os vice-campeonatos de duplas em Roland Garros (2019) e no Australian Open (2023). Esta será a sua terceira participação nos Jogos, após disputar no Rio de Janeiro (2016) e em Tóquio (2021).

Leia também:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress