Pesquisar

Com cinco brasileiros, ITF confirma tenistas nos Jogos Olímpicos de Paris

Cinco brasileiros estão confirmados nos Jogos Olímpicos de Paris (Crédito: Divulgação)

A Federação Internacional de Tênis (ITF) divulgou nesta quinta-feira a lista oficial dos atletas que jogarão os Jogos Olímpicos de Paris 2024, com 184 tenistas de 41 países. O Brasil contará com cinco atletas entre as chaves de simples, duplas e mistas, masculinas e femininas. A abertura oficial dos Jogos acontecem no dia 24, mas as disputas de tênis vão de 27 de julho a 4 de agosto, nas quadras de Roland Garros.

A lista foi definida com base nos rankings WTA (feminino) e ATP (masculino) de 10 de junho. Nas chaves de simples, Beatriz Haddad (#20) e Thiago Wild (#74) garantiram vagas pelo ranking, enquanto Laura Pigossi (#110) e Thiago Monteiro (#86) confirmaram presença por conta das medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. A paulista conquistou o ouro, enquanto o cearense foi bronze e herdou a vaga do campeão Facundo Diaz, já que a Argentina excedeu o limite de atletas na categoria.

Já nas duplas, além dos rankings, a definição dos atletas é feita pelos capitães das equipes Jaime Oncins (masculina) e Luiz Peniza (feminina). Entre as mulheres, Haddad (#44) se junta a Luisa Stefani (#12) por vaga direta. No masculino, Wild e Monteiro entram na chave por conta das vagas exclusivas aos simplistas.

Veja a lista completa de tenistas garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris

Na última edição dos Jogos Olímpicos, em Tóquio, no Japão, a delegação brasileira fez história na modalidade com Pigossi e Luisa Stefani. As atletas conquistaram o bronze na chave de duplas feminina e trouxeram a primeira medalha olímpica do país no tênis.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), a expectativa é a melhor possível.

“Agora é contagem regressiva para o início dos Jogos Olímpicos. A lista está praticamente definida e aguardando a entrada do Marcelo Melo e do Rafael Matos, que para nós seria a lista completa dentro do nosso plano. Atletas, comissão técnica, CBT e COB fizeram e vão continuar fazendo tudo para entregar o melhor para os amantes do tênis e dos esportes”, ressalta Westrupp.

Possibilidade de mais tenistas brasileiros

O Brasil ainda pode colocar mais jogadores nas chaves de duplas, já que Rafael Matos (#40) e Marcelo Melo (#41) estão como alternates nas duplas masculina, e Laura Pigossi (#213) e Ingrid Martins (#76) nas duplas feminina.

Já as duplas mistas serão definidas até o dia 24 com os jogadores presentes no evento, com até uma equipe por país. As inscrições encerram às 5h (horário de Brasília) e a ITF deve divulgar os nomes em seguida.

Leia também:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais lidas

plugins premium WordPress