Um técnico brasileiro é um dos responsáveis pela formação da grande surpresa do Miami Open de 2025, a jovem tenista das Filipinas, Alexandra Eala. Atual número 140 do ranking, a jogadora, de apenas 19 anos, está nas semifinais do torneio depois de eliminar, entre outras, a atual campeã do Australian Open, Madison Keys, e a número dois do mundo, a polonesa Iga Swiatek.
Alexandra Eala treina desde os 13 anos na Rafa Nadal Academy, na Espanha, e teve como primeiro treinador no local o brasileiro Daniel Rocha Gomez. A relação durou até o torneio de Wimbledon no ano passado e a tenista reconhece a importância do brasileiro para o seu crescimento como atleta.
“Eu estive com Danny por aproximadamente cinco anos e passamos por muitos momentos juntos. Ele definitivamentem contribuiu para a minha jornada de forma significativa e sou muito agradecida por essa parte da minha vida”, afirmou Eala, em entrevista à ESPN.
Daniel Rocha Gomez é paranaense e começou a trabalhar como treinador no Graciosa Country Club. Em 2016, recebeu o convite do hoje head coach da Rafa Nadal Academy, Tomeu Salva, e se mudou para a Espanha. Em entrevista ao DIÁRIO DO TÊNIS, o profissional lembrou do início do trabalho com Alexandra Eala.
“Comecei a trabalhar com ela desde seu primeiro dia na academia, quando ela veio passar duas semanas para testar, assim como fez em outras academias, para escolher onde ficaria. Até então, ela era treinada por seu avô, que nunca havia jogado tênis e, segundo ele mesmo, já não tinha condições de treiná-la e viajar com ela. Então, quando ela decidiu ficar na Rafa Nadal Academy, o head coach me disse o seguinte: ‘já que ela fez o teste contigo e gostou, você será o responsável por ela’. E assim foi até Wimbledon 2024”, lembra Daniel.
Eala já tinha chamado a atenção da comunidade do tênis ao ganhar o Les Petits As, um dos principais torneios do mundo para jogadores entre 12 e 14 anos, com 13 anos, mas ainda precisava de ajustes no jogo.
“Não tinha saque e condicionamento físico e a direita também deixava muito a desejar”, lembra Daniel.
Com o trabalho na Rafa Nadal Academy, Alexandra Eala aprimorou suas qualidades e manteve o que já tinha de bom, como o controle emocional.
“O que mais me chama atenção é a capacidade que ela tem de se concentrar nas suas armas e tentar fazer com que isso seja suficiente para vencer. Alex é muito disciplinada e educada, inteligente e pensa muito rápido, além de ter um controle emocional enorme”, afirma Daniel Rocha.
Eala já venceu o US Open juvenil e vai entrar pela primeira vez no Top-100 na próxima segunda-feira. Nas semifinais do Miami Open, ela vai enfrentar a americana Jessica Pegula, cabeça de chave número 4, na tarde desta sexta-feira.
Daniel Rocha segue trabalhando na Rafa Nadal Academy. Atualmente, ele treina Abdullah Shelbayh, jovem promessa do tênis árabe, e o australiano de origem Japonesa, Taiki Takizawa, de 14 anos, que foi vice-campeão da última edição do Orange Bowl.
Leia também: