
Pela primeira vez em quatro décadas, o Masters 1000 de Roma tem uma campeã italiana. Neste sábado, Jasmine Paolini fez história ao vencer a americana Coco Gauff por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-2, em uma hora e 29 minutos, para levantar o troféu no Foro Itálico sob os olhares do presidente italiano, Sergio Matarella.
Paolini é a primeira mulher a vencer o maior evento de seu país desde Raffaella Reggi em 1985, há 40 anos. Além disso, Reggi conquistou o título quando o evento foi realizado em Taranto, o que significa que Paolini é a primeira mulher a conquistar o título do Internazionali BNL d’Italia na capital, Roma, durante a Era Aberta.
É o segundo título WTA 1000 da carreira de Jasmine Paolini, após Dubai 2024, o terceiro título de simples WTA de Paolini no geral e o primeiro dela no saibro.
Com o título, a italiana vai superar a polonesa Iga Swiatek e voltar ao quarto lugar do ranking da WTA nesta segunda-feira, igualando a melhor posição da carreira. Neste domingo, Paolini ainda busca o título de duplas do torneio ao lado de Sara Errani. Se conquistar a Taça, ela será a primeira jogadora a conquistar os títulos de simples e duplas em um evento WTA 1000 desde Vera Zvonareva em Indian Wells em 2009.
Leia também: