
João Fonseca aprovou a decisão de fazer uma pausa no calendário após a eliminação na terceira rodada do Masters 1000 de Miami, nos Estados Unidos. O tenista, de apenas 18 anos, lembrou que começou mais cedo na temporada e destacou a importância de diminuir um pouco o ritmo antes da temporada de saibro.
“Nós começamos o ano antes dos outros Top-100, a gente está jogando há mais tempo e muitos jogos também, ganhando mais jogos, fazendo semanas longas. Foram muitos jogos em pouco tempo e a gente estava precisando de um momento para refletir sobre tudo que aconteceu e acalmar um pouco. A gente achou que depois de Miami, como a gente iria mudar de superfície, era um bom momento. A gente parou uma semana e depois treinamos duas no saibro e acho que foi importante para mim, para a minha cabeça, ficar um pouco em casa também e ir com tudo para essa gira de saibro, que vai ser muito legal”, afirmou o tenista, em entrevista à Espn.
João Fonseca conquistou o título do Next Gen em dezembro e emendou a gira na Austrália com o título do Challenger de Camberra e a participação no Australian Open. Em seguida, disputou Copa Davis, conquistou o ATP de Buenos Aires, jogou o Rio Open e três torneios nos Estados Unidos, os Masters 1000 de Indian Wells e Miami e, entre eles, conquistou o título do Challenger de Phoenix.
Com as campanhas, o brasileiro deu um salto no ranking e chegou a entrar no Top-60. Sem jogar nas últimas três semanas, João Fonseca caiu para a 65ª colocação e volta às quadras nesta semana no Masters 1000 de Madrid.
“Muita coisa mudou mesmo. Eu diria que depois do Next Gen mudou bastante e depois da Australian Open deu o boom todo. Feliz com tudo o que está acontecendo na minha vida, com a forma como eu mudei, de maturidade, de jogo, mentalidade, físico. É um João muito mais evoluído. Feliz com tudo o que mudou e de estar novamente em Madrid”, afirmou o tenista.
João Fonseca disputará pela segunda vez o Masters 1000 de Madrid. No ano passado, ele recebeu um convite da organização e chegou na segunda rodada, sendo eliminado pelo britânico Cameron Norrie. Neste ano, ele estreia contra um jogador do quali. Se vencer, enfrentará o americano Tommy Paul na segunda rodada.
Leia também: