Madison Keys, finalmente, é campeã de um Grand Slam. Na manhã deste sábado, a americana venceu Aryna Sabalenka por 2 sets a 1, com parciais de 6-3, 2-6 e 7-5, em duas horas e dois minutos de partida, e conquistou o título do Australian Open de 2025.
Com a vitória no Melbourne Park, Keys é a primeira jogadora de simples feminina a derrotar as duas primeiras cabeças de chave em um Grand Slam desde Svetlana Kuznetsova em Roland Garros 2009 e a primeira no Aberto da Austrália desde Serena Williams em 2005.
Keys, que completa 30 anos em pouco mais de três semanas, é a quarta tenista mais velha a conquistar o primeiro título de um Grand Slam, atrás de Flavia Pennetta, que tinha 33 anos quando ganhou o US Open de 2015, Ann Jones, que tinha 30 anos quando venceu Wimbledon em 1969, e Francesca Schiavone, que tinha quase 30 anos quando venceu Roland Garros em 2010
“Eu queria isso há tanto tempo. Fiz minha primeira semifinal de Grand Slam aqui em Melbourne, então agora ter vencido meu primeiro Grand Slam no mesmo lugar significa o mundo absoluto para mim. Mal posso esperar por mais”, afirmou Madison Keys.
No primeiro set, Madison Key conseguiu quebras no primeiro e no quinto games e abriu 5 a 1. Sabalenka chegou a diminuir a vantagem para 5 a 3, mas a americana conseguiu fechar a parcial em 6-3.
O segundo set foi todo da até então bicampeã do torneio. Sabalenka logo abriu 4 a 1 e confirmou os serviços seguintes para fazer 6 a 2 e empatar a partida.
O set decisivo seguiu empatado até o 12º game, qjuando Madison Keys conseguiu quebrar o serviço de Aryna Sabalenka pafra fechar o jogo com 7 a 5 na parcial.
Leia também: