O sonho do 100 título de Novak Djokovic foi adiado. Na manhã desta sexta-feira, em uma das maiores vitórias da carreira, Reilly Opelka venceu o sérvio por 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (8-6) e 6-3, em uma hora e 40 minutos de partida, nas quartas de final do ATP 250 de Brisbane, na Austrália.
O americano, de 27 anos, tornou-se o jogador com ranking mais baixo a alcançar a semifinal do ATP de Brisbane. Opelka entrou no torneio na posição número 293. Com a campanha na Austrália, ele já está subindo para a posição 207 do ranking da ATP.
“Ele é o maior tenista que o esporte já viu. É difícil estar na posição de Novak porque ele pode me observar o dia todo, mas a realidade é que não temos nada a perder contra ele, ele é o melhor jogador de todos os tempos. Então você acaba jogando mais livre e assume mais riscos. Se você jogar seu nível normal ou até um pouco acima do seu nível normal, ele vencerá”, afirmou Opelka.
O americano enfrentou diversas lesões nos últimos anos. Em 2022, ele passou por uma cirurgia no quadril.
“Tem sido difícil. Muitas dúvidas. Eu assisti Taylor, Tommy, Frances, Ben na TV se saindo muito bem e isso foi divertido e motivador. Isso me manteve motivado no esporte. Eu vi Novak se tornar o maior em meu período de dois anos fora. Você se pergunta o que Novak estaria fazendo na minha posição. Esse é o impacto que ele teve no esporte. Eu mantive o curso quando estava de muletas e só esperava ter outra chance aqui como tive hoje”, afirmou Opelka.
Na semifinal, o americano terá um grande desafio diante da máquina de aces Giovanni Mpetshi Perricard, que venceu o tcheco Jakub Mensik por 2 sets a 0, com parciais de 7-5 e 7-6 (7-5), em uma hora e 32 minutos de partida, com direito a 19 aces.
Leia também: