Principal favorito ao título, Learner Tien foi surpreendido na estreia no Next Gen Finals, em Jeddah, na Arábia Saudita. O americano foi derrotado pelo espanhol Rafael Jodar, número 168 do mundo, por 3 sets a 2, com parciais de 1-4, 4-3 (7-3), 1-4, 4-2 e 4-3 (7-4), em duas horas e um minuto.
“Foi uma batalha. Eu sabia que as condições eram boas para ambos, mas soube lidar muito bem com os bons momentos e estou muito feliz por conseguir minha primeira vitória aqui em Jeddah. Eu apenas tentei continuar e acreditar em mim mesmo. Learner sempre joga bem, então eu tinha que continuar acreditando e sabia que teria uma chance”, afirmou Jodar.
Tien, número 28 do mundo e único jogador do Top 100 no torneio, cometeu 23 erros não forçados entre o segundo e o quarto sets, e desperdiçou quatro match points na partida.
Nos outros jogos, o quinto cabeça de chave, Nicolai Budkov Kjaer, conseguiu a primeira vitória sobre Martin Landaluce. O norueguês venceu a partida por 3 sets a 1, com parciais de 4-1, 3-4 (7-9), 4-2 e 4-3 (7-4), em uma hora e 42 minutos.
“Martin é um grande amigo meu. Ele teve a sorte de me vencer três vezes este ano e estava na minha lista de jogadores a serem batidos. Conseguir a vitória aqui em Jeddah, no final da temporada, é ótimo, então estou muito feliz”, afirmou Budkov Kjaer.
O americano Nishesh Basavareddy venceu o croata Dino Prizmic por 3 sets a 1, com parciais de 4-2, 4-3 (9-7), 3-4 (3-7), 4-2, em uma hora e 54 minutos de partida.
“Estou me sentindo ótimo. Conseguir a primeira vitória em um torneio round-robin é ótimo, e tentar vencer no menor número de sets possível é bom, então estou satisfeito por ter conseguido em quatro. Acho que ter essa experiência é importante, mas já faz um ano que não jogamos nesse formato, então ainda há alguns ajustes a fazer. Cada set é rápido, uma quebra como aquela no último set. Uma quebra muda completamente o ritmo do jogo”, afirmou Basavareddy.
O segundo cabeça de chave, Alexander Blockx, estreou em Jeddah com uma vitória sobre o alemão Justin Engel por 3 sets a 1, com parciais de 3-4 (7-9), 4-2, 4-2 e 4-2, em uma hora e 21 minutos.
“Acho que ambos começamos muito bem com nossos saques, não tivemos muitas trocas de bola no rali. Tive algumas oportunidades no primeiro set, ele também, e ele soube aproveitá-las. Mas eu sabia que ainda não estava jogando no meu melhor nível. Precisava encontrar o ritmo e senti que, depois da quebra de serviço no segundo set, comecei a jogar melhor e meu nível foi subindo”, afirmou Blockx.
Veja também: