A disputa da I Procopio Cup começa nesta terça-feira valendo uma vaga no Rio Open 2025, que acontece entre os dias 15 e 23 de fevereiro, no Jockey Club do Rio de Janeiro. Os jogos da Procopio Cup acontecem no Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo, a partir das 18h. Já no sábado e domingo, as partidas acontecem a partir das 12h.
Os oito atletas, entre os melhores do Brasil, foram divididos em dois grupos de quatro e, para manter a tradição, o clube sede homenageia dois associados nomeando estes grupos. Neste ano, são Fuad Mattar, pai do ex-tenista Nico Mattar, e Fernando Gentil, ex-tenista profissional que representou o Brasil na Copa Davis de 1976.
Os dois melhores de cada grupo avançam para a semifinal, com os vencedores seguindo para a grande decisão.
Pedro Boscardin, que está no Grupo Fuad Mattar, destacou a oportunidade de disputar uma vaga no Rio Open e também o equilíbrio nos grupos.
“A preparação está boa, quero aproveitar esta última semana e jogar bem. É uma chance de conseguir jogar o Rio Open. O grupo é bem equilibrado, todos são ótimos jogadores, só tem jogo duro. É se preparar bem e fazer o melhor”, afirmou Boscardin.
Tenista mais novo do torneio, com apenas 15 anos, Luis “Guto” Miguel está no Grupo Fernando Gentil e enalteceu a importância de disputar a Procopio Cup.
“Esse torneio é muito importante para mim, ainda mais valendo vaga para o quali do Rio Open, maior torneio da América Latina. Comecei a pré-temporada semana passada, estou treinando bem, e a expectativa é sempre ser campeão”, afirmou a promessa do tênis brasileiro.
A Procopio Cup homenageia Alcides Procopio, uma figura crucial para a história do tênis brasileiro e pioneiro em muitos âmbitos. Entre os seus feitos desbravando o Brasil e o mundo em busca do crescimento do esporte, Alcides Procópio foi o primeiro campeão brasileiro de adultos, o primeiro brasileiro a ganhar três jogos em Wimbledon, o primeiro brasileiro a conquistar um título internacional, um dos fundadores da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e presidiu a Federação Paulista de Tênis por 19 anos, além de criar o Banana Bowl, um dos maiores torneios infantojuvenis do mundo.
Leia também: