Tommy Paul e Ben Shelton desistem da Laver Cup e João Fonseca pode ganhar mais espaço

Tommy Paul e Ben Shelton desistem da Laver Cup e João Fonseca pode ganhar mais espaço
Equipes confirmadas para a Laver Cup (Crédito: Divulgação)

Os americanos Tommy Paul e Ben Shelton, lesionados, desistiram de participar da Laver Cup, que acontecerá no Chase Center, em San Francisco, de 19 a 21 de setembro. Eles foram substituídos no Time Mundo por Alex Michelsen e Reilly Opelka.

Com as ausêncis de Paul e Shelton, crescem as chances de o brasileiro João Fonseca sera um dos líderes da equipe mundo e disputar os jogos mais importantes do evento, que foi idealizado pelo suíço Roger Federer.

O Time Mundo contará com os americanos Taylor Fritz (nº 4 do mundo), Frances Tiafoe (nº 17), Francisco Cerundolo (nº 19), Alex Michelsen (nº 32), João Fonseca (nº 44) e Reilly Opelka (nº 67), sob a liderança do Capitão Andre Agassi e do Vice-Capitão Pat Rafter.*

O Time Europa, capitaneado por Yannick Noah e pelo Vice-Capitão Tim Henman, trará uma escalação formidável com Carlos Alcaraz (nº 2 do mundo), Alexander Zverev (nº 3), Holger Rune (nº 11) e Casper Ruud (nº 12), além de Mensik (nº 16) e Cobolli (nº 26).

O Time Europa lidera atualmente a série histórica da Laver Cup por 5-2, superando o Time Mundo em uma disputa emocionante no ano passado em Berlim.

Cerundolo retorna para sua terceira Laver Cup, tendo jogado em Vancouver (2023) e Berlim (2024). Invicto na competição, com um recorde de 2-0, ele se consolidou como um jogador confiável para o Team World. Sua temporada de 2025 foi marcada por resultados consistentes em eventos ATP Masters 1000, chegando às semifinais em Madri e às quartas de final em Miami e Indian Wells.

“Estou realmente ansioso para retornar à Laver Cup. Vestir a camisa vermelha e representar o Team World no Chase Center será uma grande honra. A atmosfera será eletrizante e, com o apoio da nossa torcida, acredito que temos tudo para vencer o Team Europe este ano”, afirmou Cerundolo;

O capitão Agassi concorda e está ansioso pela batalha que se avizinha em casa.

“Estou entusiasmado com a nossa equipe e ansioso para competir contra um formidável Team Europe no dia 19 de setembro.”

Mensik fará sua estreia na Laver Cup este ano, trazendo um dos jovens talentos mais promissores da turnê para São Francisco, pelo Team Europe. Com apenas 19 anos, ele ocupa o primeiro lugar no ranking PIF ATP Live Race to Jeddah e o 16º no ranking da ATP World. Ele fez história no início deste ano ao derrotar Novak Djokovic para conquistar o título do ATP Masters 1000 em Miami, tornando-se o quinto campeão mais jovem nesse nível.

“Já ouvi falar muito sobre a Laver Cup – como o evento é intenso e especial”, disse Mensik. “Representar a Europa com jogadores como Carlos e Sascha é um sonho realizado para mim, e estou realmente honrado em fazer parte da equipe.

Cobolli, que foi reserva do Team Europe no ano passado em Berlim, fará sua segunda participação na Laver Cup em 2025, desta vez como titular. O jogador de 23 anos teve uma temporada forte, com uma campanha nas quartas de final em Wimbledon e conquistas de títulos em eventos ATP em Hamburgo e Bucareste.

“A Laver Cup é um dos eventos mais emocionantes do nosso esporte”, disse Cobolli. “Foi incrível participar no ano passado, e meu objetivo era jogar este ano. Ser nomeado para a equipe e competir pelo Team Europe será realmente especial, mal posso esperar.”

Este será o primeiro ano de Noah como capitão do Team Europe, tendo assumido o comando no lugar de Bjorn Borg, e ele está confiante em sua equipe.

“Ganhar a Laver Cup é sempre um desafio, e este ano não será diferente. “Nossa equipe tem o talento, a experiência e a garra para defender a Laver Cup contra um Team World muito forte, e estamos todos prontos para começar”, disse Noah.

A Laver Cup coloca seis dos melhores tenistas masculinos da Europa contra seis de seus colegas do resto do mundo em uma competição de três dias. Nomeada em homenagem à lenda australiana Rod Laver, o evento apresenta uma combinação de partidas de simples e duplas com um sistema de pontuação que garante um clímax emocionante no último dia.

Os seis jogadores de cada equipe devem competir em uma partida de simples durante os dois primeiros dias, e no máximo duas durante os três dias de competição. Pelo menos quatro dos seis jogadores devem jogar em duplas. Cada vitória na partida vale um ponto na sexta-feira, dois pontos no sábado e três pontos no domingo, com a primeira equipe a atingir 13 pontos vencendo a Laver Cup.

Leia também:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress