Victoria Mboko faz história e conquista o título do WTA 1000 de Montreal

Victoria Mboko faz história e conquista o título do WTA 1000 de Montreal
Victoria Mboko conquistou o título do WTA 1000 de Montreal (Crédito: @OBNmontreal)

Victoria Mboko completou as duas semanas de conto de fadas e foi campeã do WTA 1000 de Montreal. Na noite desta quinta-feira, a jovem canadense, de apenas 18 anos, venceu a ex-número 1 do mundo Naomi Osaka por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 2-6, 6-4 e 6-1, na decisão do torneio.

É o primeiro título do WTA Tour para Mboko. Nas duas semanas do torneio, a convidade local conseguiu quatro vitórias sobre campeãs do Grand Slam — Sofia Kenin, , Coco Gauff, Elena Rybakina e Osaka. Gauff e Rybakina foram cabeças de chave nº 1 e nº 3. É a primeira vez que isso acontece em um único torneio desde Ons Jabeur
e Elina Svitolina em Wimbledon 2023 — mas elas não eram adolescentes. Mboko é a segunda mais jovem a conseguir isso em toda a Era Aberta. A primeira foi Serena Williams, em 1999.

“Foi uma semana incrível aqui em Montreal. Também quero agradecer à Naomi por uma partida incrível. Sempre a admirei quando era pequena, então é sempre ótimo jogar com uma jogadora incrível como você. Por fim, quero agradecer a cada um de vocês que veio me apoiar durante toda esta semana. Vocês foram incríveis, e eu não poderia ser mais grata”, afirmou.

Mboko é apenas a terceira campeã canadense no Aberto do Canadá na Era Aberta, depois de Faye Urban em 1969 e Bianca Andreescu em 2019. Ela também é apenas a terceira wild card a ganhar um título WTA 1000 desde a introdução do formato em 2009, depois de Maria Sharapova (Cincinnati 2011) e Bianca Andreescu (Indian Wells 2019).

Mboko conquistou o título na 85ª posição, a segunda pior da história em um WTA 1000. Ela tornou-se a segunda jogadora a conquistar o primeiro título na carreira no nível WTA 1000 e uma das cinco wild cards que conquistaram um título WTA 1000.

Leia também:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress