A Austrália ignorou o favoritismo dos Estados Unidos e avançou à semifinal da Copa Davis, quem tem a fase final acontecendo em Málaga, na Espanha, com uma vitória por 2 a 1 nesta quinta-feira.
Vice-campeã em 2022 e 2023 e 28 vezes ganhadora da Davis, a Austrália abriu o duelo com uma vitória de Thanasi Kokkinakis sobre Ben Shelton por 2 sets a 1, parciais de 6-1, 4-6, 7-6 (16-14). O australiano chegou a salvar quatro match points.
“Fazer uma seleção nunca é fácil. Thanasi jogou duas partidas incríveis em Valência para nós há apenas alguns meses. Nós meio que o colocamos no gelo até agora e o liberamos hoje. Ele nos retribuiu totalmente. Isso foi fantástico”, afirmou o capitão Lleyton Hewitt.
Veja também: Alemanha vence o Canadá e está nas semifinais da Copa Davis
No segundo jogo, Taylor Fritz venceu Alex de Minaur por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-4 para forçar uma partida decisiva de duplas. O esforço mais tarde provou ser em vão, no entanto, quando Matthew Ebden e Jordan Thompson superaram Tommy Paul e Ben Shelton por 2 sets a 0, com um duplo 6-4, e garantiu a vitória australiana.
“Temos uma rica história nesta competição ao longo de mais de 100 anos, então esses garotos conhecem todos os grandes jogadores que os precederam e é uma grande honra toda vez que você tem a chance de vestir o verde e o dourado aqui. Tivemos um grupo muito parecido de seis caras que realmente se esforçaram nos últimos três ou quatro anos, e eles se deram bem”, afirmou Hewitt.
Leia também: