
Foram definidas neste domingo as últimas equipes classificadas para as finais da Billie Jean King Cup, que acontecerá em Shenzhen, na China, entre os dias 16 e 21 de setembro. Itália, atual campeã, e China, o país-sede, já estavam garantidas nas finais.
O Brasil perdeu os confrontos contra República Tcheca e Espanha e foi eliminado nos qualifiers. As espanholas venceram as tchecas por 2 jogos 1 e garantiram a classificação no Grupo B.
No Grupo A, o Japão surpreendeu o Canadá e se classificou com as finais com uma vitória no jogo de duplas, que definiu a vitória das japonesas por 2 a 1 sobre as canadenses. As duas equipes venceram a Romênia por 3 a 0 nos outros jogos do grupo.
No Grupo C, mesmo desfalcado das principais jogadoras, nos Estados Unidos venceram a Eslováquia por 2 a 1 neste domingo e garantiram vaga. No Grupo D, comandada por Elena Rybakina, a equipe do Cazaquistão conseguiu a classificação com vitórias sobre a Austrália e a Colômbia.
No Grupo E, a Ucrânia aproveitou a ausência da número dois do mundo, Iga Swiatek, e garantiu a classificação com vitórias sobre a Polônia e a Suíça. No Grupo F, com destaque para Sonay Kartal, a Grã Betanha conseguiu a vaga com duas vitórias apertadas sobre a Alemanha e a Holanda.
Leia também: