Foram conhecidos os quatro semifinalistas da I Procopio Cup, torneio que vale um convite para o Rio Opende 2025, no Rio de Janeiro. Os jogos da competição que homenageia o pioneiro do tênis no Brasil acontecem na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo. As semifinais começam neste sábado, a partir das 12h. As duas partidas terão transmissão no site www.rioopen.com e no domingo a final será transmitida pelo SporTV, também a partir das 12h.
As três partidas decididas apenas no terceiro set mostraram a importância do evento para todos os atletas. A possibilidade de entrar no maior evento tenístico da América do Sul impulsionou a luta pela segunda vaga de cada grupo.
Pelo Grupo Fuad Mattar, o pernambucano João Lucas Reis derrotou Pedro Boscardin por 6-3, 4-6 e 10-6 e avançou para as semifinais em segundo lugar, atrás de Pedro Sakamoto.
“Foi um jogo muito bom, de ambos os lados. Joguei bem, fui sólido e agressivo. No segundo set, o Pedro subiu bem o nível e conseguiu ser mais agressivo do que eu. Ele é muito amigo meu, é sempre difícil jogar contra amigos. Mas consegui zerar a cabeça e ir com tudo no tie-break. Estou muito feliz com a vitória”, analisou Reis.
Em busca de uma vaga na grande decisão, João Lucas Reis enfrentará João Schiessl, que conquistou a terceira vitória na competição ao derrotar Luis ‘Guto’ Miguel por 4-6, 6-3 e 10-1 e disparou na liderança do grupo Fernando Gentil. Este será o primeiro confronto entre os dois.
“Eu nunca joguei com o Schiessl, mas dá pra ver que ele subiu o nível de tênis, vem fazendo um ótimo ano e jogando muito bem. Mas estou confiante, vamos com tudo para a semi, porque o objetivo é chegar na final”, finalizou João Lucas Reis.
No grupo Fernando Gentil, Daniel Dutra Silva venceu o duelo decisivo contra João Bonini, por 6-3, 3-6 e 10-7, e avançou às semifinais com a segunda vaga do grupo.
“Joguei bem hoje. Depois da derrota de ontem, é sempre difícil se concentrar no dia seguinte. Foi um jogo difícil, mas joguei bem. O João sacou muito bem, estava difícil ler o saque dele. Mas no match tie-break, consegui ficar no jogo e aproveitar as chances que tive na reta final”, analisou Dutra Silva.
Por uma vaga na decisão, os segundos colocados de cada grupo enfrentam os primeiros do outro grupo. Desta forma, Pedro Sakamoto, que contou com a desistência de José Pereira e assegurou a terceira vitória no torneio será o adversário de Daniel.
“Vai ser mais um jogo duro. Conheço muito bem o Sakamoto, somos muito amigos também fora da quadra. Preciso estar preparado. É recuperar bem até amanhã porque vai ser mais uma batalha”, finalizou Daniel. Os dois só se enfrentaram uma vez na carreira, em 2016, com vitória de Dutra da Silva.
PROGRAMAÇÃO SÁBADO, 14 DE DEZEMBRO
Quadra Central – 12h
João Schiessl (PR) x João Lucas Reis (PE)
A seguir
Pedro Sakamoto (SP) x Daniel Dutra Silva (SP)
Leia também: