Em uma batalha de grandes promessas da nova geração, ambos de 18 anos, João Fonseca venceu o espanhol Martin Landaluce por 2 sets a 1, com parciais de 6-2, 3-6 e 7-6 (11-9), em duas horas e 30 minutos de partida, e garantiu vaga nas semifinais do Challenger de Lyon, na França.
Em busca de uma vaga na final, João Fonseca vai enfrentar o Calvin Hemery, número 237 do ranking, que bateu o compatriota Loann Massard por 2 sets a 1. Os dois se enfrentaram na segunda rodada do quali do US Open neste ano e o brasileiro venceu por 2 sets a 0.
No primeiro set, João Fonseca foi muito agressivo e não deu chances para o adversário. Com duas quebras, o brasileiro fechou a parcial em 6-2. João Fonseca quebrou o serviço de Landaluce logo no primeiro game do segundo set, mas depois foi quebrado duas vezes seguidas e perdeu quatro games consecutivos. O brasileiro ainda tentou uma reação, mas o espanhol fechou a parcial em 6-3.
O terceiro set foi marcado pelo equilíbrio. João Fonseca chegou a te dois break points no quinto game, mas a parcial seguiu sem quebras até o tie-break. Landaluce conseguiu um mine break no 3 a 2 em um erro no voleio do brasileiro. João Fonseca recuperou a desvantagem em uma dupla falta do espanhol no 3 a 4 e virou a parcial com um ace e teve o primeiro match point após um erro do espanhol.
Com um winner, Landaluce salvou o primeiro match point e o segundo depois de um erro não forçado de João Fonseca. O brasileiro ainda teve um terceiro match point, com o saque do espanhol, mas Landaluce conseguiu se salvar mais uma vez.
João Fonseca também salvou um match point sacando em 7-8 e teve o quarto match point com 9 a 8 e saque de Landaluce. O espanhol salvou mais uma vez. Agressivo, João Fonseca conseguiu mais um mini break e fechou o jogo com um ace.
Leia também: