A Itália terá um representante nas semifinais do torneio masculino de Wimbledon, mas não será o número 1 do mundo, Jannik Sinner. Nesta quarta-feira, Lorenzo Musetti venceu o americano Taylor Fritz por 3 sets a 2, com parciais de 3-6, 7-6 (7-6), 6-2, 3-6 e 6-1, em 3h27min, e garantiu a vaga nas semifinais de um Grand Slam pela primeira vez na carreira.
Número 25 do ranking da ATP, Musetti vai enfrentar na final o sérvio Novak Djokovic, que foi beneficiado pela desistência do australiano Alex de Minaur e nem precisou entrar em quadra para garantir vaga nas semifinais. O atual campeão, Carlos Alcaraz, e o russo Daniil Medvedev fazem a outra semifinal.
Musetti saiu perdendo a partida desta quarta-feira para Fritz, 13º colocado no ranking. O americano venceu o primeiro set por 6-3 com um alto aproveitamento dos pontos disputados com o primeiro serviço (81%) e com erros não forçados do italiano (13).
O segundo set foi marcado pelo equilíbrio, com Musetti levando a melhor no tie-break nos detalhes. Já o terceiro foi um passeio do italiano, que venceu 86% dos pontos disputados com o primeiro saque e diminuiu para cinco o número de erros não forçados. Já Fritz perdeu eficiência no saque, ganhou apenas 25% dos pontos disputados com o primeiro saque e cometeu 16 erros não forçados.
Quando tudo já parecia indicar a vitória de Musetti, Fritz reagiu no quarto set. O americano voltou a sacar bem (venceu 76% dos pontos com primeiro saque) e praticamente não errou (foram 4 erros não forçados) para fechar a parcial em 6-3.
No entanto, o desempenho de Fritz no quarto set não se repetiu no quinto e Musetti teve uma atuação quase perfeita (apenas três erros) para fechar com facilidade em 6-1 e garantir um lugar entre os quatro primeiros do torneio e, momentaneamente, a 16ª colocação no ranking.
Leia também: