De volta ao posto de tenista número 1 o Brasil, Thiago Monteiro avançou às quartas de final do Challenger 125 de Gênova, na Itália. Na manhã desta quarta-feira, o brasileiro venceu de virada o libanês Benjamin Hassan, número 196 do ranking, por 2 sets a 1, parciais de 4-6, 6-2 e 7-6 (7-2), em 2h20min de partida.
Nas quartas de final, o brasileiro vai enfrentar o italiano Francesco Passaro, número 145 do ranking, que eliminou na segunda rodada o peruano Gonzalo Bueno por 2 sets a 0, parciais de 6-2 e 6-3. Será o primeiro confronto entre Monteiro e Passaro no circuito.
No primeiro set do jogo desta quarta, o brasileiro teve o saque quebrado no nono game e o italiano fechou a parcial em 6-4. No segundo set, Thiago Monteiro conseguiu duas quebras, no quarto e oitavo games, e fechou de forma tranquila em 6-2.
O set decisivo foi tenso. Thiago Monteiro chegou a abrir 4 a 1 e sacou para o jogo em 5-3, mas foi quebrado e a partida só foi decidida no tie-break, com vitória fácil do brasileiro.
Thiago Monteiro voltou a ser o número 1 do mundo após a derrota de Thiago Wild na estreia no mesmo torneio. Wild era o cabeça de chave número 1 e defendia o título do Challenger de Gênova.
Leia também: