A China conquistou a primeira medalha de ouro olímpica no tênis. Na tarde deste sábado, Zheng Qinwen venceu a croata Donna Vekic por 2 sets a 0, parciais de 6-2 e 6-3, em 1h45min de partida, na decisão dos Jogos Olímpicos de Paris.
Cabeça de chave número 3 do torneio, Zheng surpreendeu ao vencer na semifinal a Iga Swiatek, número 1 do mundo e atual campeã do torneio de Roland Garros. A polonesa teve de se contentar com a medalha de bronze.
A medalha de prata de Donna Vekic também foi histórica. Ela se tornou a primeira tenista da Croácia a subir ao pódio em uma edição de Jogos Olímpicos.
A final do torneio de tênis masculino acontecerá neste domingo e também será histórica. O espanhol Carlos Alcaraz pode se tornar o tenista mais jovem a conquistar uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos e repetir o ídolo Rafael Nadal ao conquistar Roland Garros, Wimbledon e uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos no mesmo ano.
Do outro lado, Novak Djokovic pode conquistar o único título que ainda na carreira. O sérvio tem dez títulos do Australian Open, sete títulos em Wimbledon, quatro do US Open e três de Roland Garros, que acontece no mesmo complexo onde estão sendo disputadas as competições de tênis dos Jogos Olímpicos.
Djokovic quase ficou fora da competição. Após sofrer uma lesão no torneio de Roland Garros deste ano, ele passou por uma cirurgia no joelho direito no dia 6 de junho, mas pouco mais de 20 dias após a operação já voltou às quadras e foi vice-campeão do torneio de Wimbledon, perdendo a decisão justamente para o adversário na final dos Jogos Olímpicos, Carlos Alcaraz.
Leia também: